26.7.12

Emmy Awards 2012: As séries com os melhores figurinos

"Game of Thrones", "The Borgias", "Downton Abbey", "Boardwalk Empire" e "Once Upon a Time" são as séries nomeadas para a categoria de Melhor Figurino da 64ª edição da cerimónia de atribuição dos prémios Emmy. O lote de nomeados  foi dado a conhecer no passado dia 19 e o prémio será atribuído a 23 de Setembro, em Los Angeles.

Na lista das nomeações para a categoria predominam as séries de época ou de fantasia. Em relação ao ano anterior, dá-se a substituição de "Glee" e "Mad Men" pelas estreantes "Downton Abbey" e "Once Upon a Time" em actual competição com "The Borgias", a série vencedora de 2011, "Game of Thrones" e "Downton Abbey", que somam duas nomeações consecutivas.

Os prémios que consagram a indústria televisiva selecionam os figurinos através de um episódio enviado pela produção responsável pela série no momento da inscrição.


Boardwalk Empire 
John Dunn (designer), Lisa Padovani (co-designer) e Maria Zamansky (assistente de design)


A terceira temporada de "Boardwalk Empire" faz o retrato do estilo de vida da cidade norte-americana, "Atlantic City", no início dos anos 20. Steve Buscemi é o actor por trás da personagem principal, Enoch "Nucky" Thompson, o tesoureiro da cidade. O estilo gangster, os vestidos e os chapéus são algumas das influências.










Downton Abbey
Susannah Buxton (designer)

A série britânica relata a realidade de um família aristocrata de Yorkshire, durante o reinado de Jorge V. A 1ª Guerra Mundial reflete-se na roupa sóbria, austera e clássica, com principal vinco no vestuário feminino. "Downton Abbey" é aclamada pela crítica e pelas audiências e inspirou a colecção Outono/Inverno 2012 de Ralph Lauren.









Game of Thrones
Michele Clapton (designer), Alexander Fordham (assistente de design) e Chloe Aubry (assistente de design)

A inserção de "Game of Thrones" no universo de fantasia transposto a partir dos livros de George R. R. Martin exigiu da equipa de design a capacidade de criação de vários figurinos, dada a diversidade quer de ambientes e climas quer de personagens. Apesar da preocupação em se manterem fiéis às descrições dos livros e das dificuldades de adequação dos figurinos a criaturas fantásticas, os responsáveis pelo guarda-roupa dizem ter usado, como inspiração, o vestuário da Idade Média e das tribos beduínas.










Once Upon a Time
Eduardo Castro (designer) e Monique McRae (assistente de design)

O guarda-roupa de "Once Upon a Time" procura o equilíbrio que resulta da adaptação para a actualidade do vestuário relatado nas histórias infantis, mantendo a fantasia a elas inerente. A série congrega várias personagens desde a Branca de Neve, ao Príncipe Encantado e à Bruxa Má.









The Borgias
Gabriella Pescucci (designer) e Uliva Pizzetti (supervisora de figurinos)

Com Jeremy Irons como protagonista, a narrativa de "The Borgias" desenrola-se em Itália, no século XV, e relata a vida de uma família que procura a ascenção no seio da Igreja Católica. O ambiente é de corrupção e luxo, exaltado através de figurinos ricos e trabalhados ao estilo renascentista. A série venceu o Emmy na categoria de Melhor Figurino, de 2011.




Sem comentários:

Enviar um comentário

PARCEIROS