27.7.12

Viagens: Como levar tudo o que precisas

As férias de Verão aproximam-se e, para alguns, são já uma realidade. Se vais de viagem, o Linhas (In)Comuns deixa alguns conselhos que te poderão ser úteis para que nada fique de fora, na altura de meter tudo dentro da mala.



O tempo
Antes de fazer a mala, deves procurar consultar as previsões meteorológicas do local de destino. A temperatura e o estado do tempo vão condicionar o tipo de vestuário a ter em conta no momento da seleção da roupa para levar e a colocar na mala, já que t-shirts e calções ocupam naturalmente um volume menor na bagagem do que roupa de Inverno. O site do Instituto Português de Meteorologia possibilita a consulta do estado do tempo no país e no Mundo.

Planeamento
São várias as ocasiões em que nos esquecemos de coisas importantes, das quais só nos lembramos já no local de destino. Um bom planeamento é essencial para não falte nada: faz uma lista de coisas a levar ou começa a fazer a mala com alguns dias de antecedência, estabelecendo uma ordem prioritária de roupa e objetos.

A regra dos 3 e o uso da criatividade
Esta regra é indicada para quem vai de férias e consiste em levar um máximo de três itens de cada peça de roupa. A ser usada, deves ter atenção às peças escolhidas. Todas elas devem ser conjugáveis e, com alguma criatividade, devem ser capazes de compor vários looks diferentes.



Mais camadas, menos volume
Existem peças, principalmente, as de Inverno, que ocupam quase a totalidade do compartimento da mala. Se viajares para um sítio frio, em vez de uma peça quente e grossa, leva várias mais finas e que possam ser utilizadas umas por cima das outras: mais camadas de roupa, mais espaço na mala.

A mala e ordem da roupa e objectos
Existem vários métodos para conseguir levar tudo o que precisas, ocupando o menor espaço possível.   O mais importante é adequar a forma da mala às nossas necessidades. Deixamos, abaixo, algumas dicas.


- Os sapatos devem ser colocados dentro de sacos, no fundo da mala, se forem de salto alto, ou nas laterais. Dentro das sapatilhas pode colocar meias ou outros objetos de pequenas dimensões, de forma a poupar espaço.


- A nécessaire deve também ficar no fundo da mala. Há que ter cuidado com os frascos que contém líquidos e ter em conta a política de segurança dos aeroportos.


- As camisas e t-shirts podem ser dobradas ou enroladas.


- Tira partido dos bolsos das malas para guardar pequenos objectos ou coisas úteis. Há sempre espaço para canetas, livros ou óculos de sol.


- Os casacos devem ser dobrados em quatro e espalmados, enquanto que saias e vestidos devem ser dobrados ao meio, caso não caibam sem ser dobrados.


- Prevendo uma situação mais formal, mesmo numas férias descontraídas, sempre que for necessário levar um fato, desabotoa-o para que ocupe menos volume.


- As calças devem ser colocadas esticadas sobre a mala. Por cima delas, colocam-se outras peças de roupa e depois volta-se a dobrar a parte que ficou de fora, de maneira a evitar vincos. 






- Desafiámos-te a deixar os jeans de lado: absorvem facilmente a sujidade, o odor, são volumosos e demoram a secar, pelo que não são boas peças para levar em viagem. Como substituição, procura dar prioridade às peças de algodão.


- O pijama deve ficar no topo da mala. Além de ser possivelmente a primeira peça utilizar para o período de descanso que sucede uma viagem cansativa, não há grande problema caso este fique amarrotado.

- Procura deixar algum espaço para as recordações ou objetos que possas comprar durante a viagem.

- Não leves objetos ou utensílios que possas comprar no local de destino, como por exemplo, produtos de higiene, cujas marcas possuem distribuição mundial.

- Além das restrições do peso, no aeroporto, nunca faças uma mala que não consigas carregar.

A bagagem de mão
A bagagem de mão deve ser utilizada como auxílio, uma vez que poderá ser usada para transportar roupas ou objectos que não tenham lugar na mala principal. Nela devem estar os objetos mais frágeis e pessoais. Esta mala não deve conter algum espaço vago e pode ser utilizada para trazer recordações.


Cuidados e soluções
Existem problemas que podem ser facilmente evitados através de medidas ou cuidados simples.

- Nunca te esqueças de identificar a tua mala: podem haver malas iguais e trocas nos aeroportos.

- No que diz respeito aos roubos durante as viagens, deves ter em atenção o local para onde vais: objectos de grande valor, devem ser evitados na altura de viajar para países ou locais onde a criminalidade é elevada.

- Deve haver uma seletividade de objetos de acordo com os destinos.

- Assim que chegares ao local onde vais ficar hospedado, retira a roupa e coloca-a num cabide. Na altura do banho, leva-o para a casa-de-banho: o vapor ajuda a retirar o vincos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

PARCEIROS