6.9.12

Meggings, a tendência urbana

Toda a gente já ouviu falar de leggings. Aliás, uma das maiores discussões da actualidade é... "leggings não são calças!". Se, por um lado, é verdade, por outro não está muito longe... é que as leggings derivam das calças.

Historicamente, as leggings serviam para cobrir as pernas e as aquecer, já na época pré-histórica. O tempo foi passando, e as "celouras" utilizadas pelas mulheres dos séculos XVIII e XIX debaixo dos vestidos eram... familiares das leggings. Mas foi preciso chegar ao século XX para ver as leggings atingirem o estatuto mainstream

Populares na década de 80 (devido a musicais da altura, como o "Fame"), principalmente por darem um aspeto mais desportivo e casual, acabaram por cair em desuso, até bem recentemente. Desde os primeiros anos do século XXI que as mulheres começaram a dar-se melhor com as leggings, formando uma tendência que cada vez mais insiste na diferença: cores, tecidos e padrões são apostas para afastar o estigma de que mais não são que pseudo-collants pretos debaixo da mini-saia.



Voltando à história, as leggings (quase) sempre foram uma peça vincadamente feminina. Dizemos "quase" porque, nos verdadeiros primórdios, eram utilizadas por homens, quando a caça ainda era forma de subsistência e se vivia nas grutas.

Agora, as leggings masculinas designam-se meggings (junção de men com leggings) e tornaram-se num fenómeno urbano cada vez mais crescente.

Redfoo, dos LMFAO
O expoente inicial esta tendência foi em 2010, e a partir daí, começa a ser menos raro ver um homem a usar esta peça de roupa. Na verdade, até já há desfiles onde criadores participam com coleções  de meggings.

Na cultura pop, os LMFAO tornaram as meggings num objeto mais comum e normal, ao as utilizarem como imagem de marca quer em videoclips, quer no dia-a-dia e em performances ao vivo. Outras figuras públicas masculinas surgem com meggings frequentemente,

Mas a questão permanece: agora que os homens também se rendem às leggings e já têm peças específicas para eles, já podemos considerar que leggings são calças?


Deixamos-te com algumas imagens de meggings, quer na passadeira vermelha, quer no dia-a-dia.



Jonathan Heaf, editor da GQ

Russell Brand




Sem comentários:

Enviar um comentário

PARCEIROS