No dia 15 de maio, no âmbito da disciplina de Públicos e Audiências, o
pólo de Ciências da Comunicação recebeu Pedro Figueiredo, mestre da ESAD, e
Elisabete Cardoso Barbosa, diretora de comunicação da F. Parodi. O assunto era
comunicação de moda.
Para um melhor esclarecimento de
conhecimentos já adquiridos e para a apreensão de novos, foi organizada uma
entrevista aberta no âmbito da disciplina, públicos e audiências, que originou
este mesmo blog. Se em causa estavam as temáticas moda e comunicação, nada
melhor que falar com pessoas que percebem do assunto. Os entrevistados foram
Pedro Figueiredo, e Elisabete Cardoso Barbosa.
Pedro Figueiredo é docente na
Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos onde coordena a Pós-Graduação em Design Management e coordenou a
Pós-Graduação em Design de Eventos. Colabora ainda com a Escola de Comércio do
Porto. As suas áreas de atuação formativa são a gestão do design, o marketing,
o branding, e a comunicação de marketing (em particular, a publicidade, os
eventos e o visual merchandising). Elisabete Cardoso Barbosa é a
responsável pelo Marketing & Comunicação na F. Parodi.
Para os mais distraídos, A F.
Parodi é um dos maiores grupos em Portugal no setor de distribuição de
calçado. Surge como a divisão de moda do Grupo PARODIS, que produz e
comercializa desde 1980 calçado de alta qualidade - moda, conforto e desporto,
consolidando cada vez mais a sua presença em todo o território nacional.
Numa primeira parte, as questões
foram colocados pelo docente da disciplina, o professor Jorge Marinho, e pelos
alunos Luís Soeiro e Ana Pedro. Os assuntos discutidos, globalmente, envolveram
a importância dos públicos-alvo, os novos media, publicidade e eventos.
Elisabete Cardoso Barbosa,
relativamente à F.Parodi, realçou a importância de comunicar não só com o
vendedor, mas também com o distribuidor ou retalhista, para atingir o público.
Além disso, deu-nos a conhecer a marca própria da F.Parodi, a Parodi Passion,
que até ao momento está a conseguir entrar com sucesso no mercado espanhol, o
que não fácil, e que depois de bem enraízada no plano ibérico, o objetivo passa
por continuar a procurar mercados internacionais.
Tanto Elisabete Cardoso Barbosa e
Pedro Figueiredo afirmam que a indústria portuguesa tem muitas lacunas porque
não temos todos os materiais. Pedro Figueiredo diz que a indústria têxtil e a
indústria do calçado em Portugal têm um enorme know-how desaproveitado.
Elisabete Cardoso Barbosa refere também que é importante apostar nos novos media para a comunicação porque há,
cada vez mais, a necessidade de encontrar formas criativas de chegar a um
público.
Pedro Figueiredo |
Pedro Figueiredo esclareceu-nos
quanto à importância dos eventos para qualquer marca. Os eventos são o maior
veículo para estabelecer uma relação com o público. A publicidade é unidirecional
mas os eventos são relacionais e proporcionam experiências. O mais importante
de um evento não é o local ou hora mas sim o conceito que constrói esse evento.
Os eventos alimentam a indústria da moda.
Elisabete Cardoso Barbosa |
A responsabilidade social também
veio à baila e Pedro Figueiredo não poderia ter sido mais claro na sua opinião.
São chavões, impossíveis de não utilizar. Não existe uma marca que não
comunique que é responsável/sustentável.
Elisabete Cardoso Barbosa
destacou a importância de apresentar produtos diferenciados de coleção para
coleção, mas com cuidado. É necessários que os criativos consigam conciliar a
inovação com o mais do mesmo, para que o público não estranhe totalmente. Depois, encerrou esta primeira parte dizendo
que dada a conjuntura atual é importante procurar novos mercados.
A segunda parte foi aberta à
audiência presente na entrevista aberta, permitindo que fossem colocadas
algumas questões aos entrevistados.
Como pano de fundo, durante toda a entrevista aberta, estiveram "em exposição" quatro modelos de calçado da F.Parodi, mostrando o que a marca tem produzido.
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