14.8.12

Lolita: o estilo de moda "kawaii"

Lolita é um estilo de moda japonês inspirado, por um lado, na cultura "kawaii" (adorável) e, por outro lado, em períodos históricos passados como o vitoriano ou o rococó. Este movimento surgiu no Japão no final da década de 70, início dos anos 80. Atualmente, a moda lolita é conhecida em todo o mundo. 






Existem diversos sub-estilos dentro deste contudo, em todos eles, há a preocupação com uma aparência infantil, elegante e modesta como forma a evitar uma imagem adulta sexualizada. Aspetos como saias rodadas no comprimento do joelho, em forma de sino, renda, decote alto, cabelos aos cachos e/ou acompanhados de franja reta e tecidos pouco brilhantes são comuns a todos os sub-estilos. Os tecidos brilhantes, como o cetim, são considerados vulgares. São utilizados tecidos de fibras naturais e de boa qualidade sendo o algodão o tecido predominante. 


Os sub-estilos mais comuns são os seguintes: 


Sweet Lolita: estilo considerado "fofo"; as cores predominantes são o rosa, os tons pastel e, por vezes, marrom ou preto; utilização de motivos "fofos", inspirados na infância, como doces ou animais.  




Classical Lolita:  as cores predominantes são o marrom e o rosa velho, sendo os estampados florais os motivos mais comuns; remete, principalmente, à moda vitoriana e rococó. 






Gothic Lolita: mistura entre o gótico e a moda lolita; as cores predominantes são escuras e elegantes com domínio do preto; não se devem utilizar cores vibrantes que contrastadas com o preto dariam um ar vulgar, preferencialmente cores pálidas e sóbrias; maquilhagem leve e natural, sem excesso de sombra preta e batons muito escuros. 






Punk Lolita:  mistura de elementos punk com a moda lolita; utilização frequente de sobreposições, padrões xadrez e riscas bem como acessórios como caveiras, cruzes, spikes etc.





Outros sub-estilos: 

 

Hime Lolita: inspiração na realeza europeia; um estilo elegante que se destaca pela utilização de coroas, tiaras, laços, folhos e cabelos e vestidos longos; as cores mais comuns são o rosa e o branco. 





Shiro e Kuro Lolita: as shiro lolitas vestem-se, somente de branco e creme, no máximo; as kuro lolita, pelo contrário, vestem-se, unicamente, de preto. 




Sailor Lolita: de inspiração náutica, baseado nos tradicionais uniformes japonesas mas que não devem ser confundidos com os mesmos; incorporação de elementos náuticos como os colarinhos náuticos, os chapéus ou as cordas. 




Country Lolita: utilizado, principalmente, em épocas quentes; predominância dos chapéus e bolsas de palha, com rendas e laços e de estampados com motivos florais ou fruta. 





Casual Lolita:  não tanto considerado como um sub-estilo mas seguramente uma aproximação; é uma forma de utilizar o estilo lolita com roupas diárias: saias, com formato de sino e rendas e laços, uma camisa estampada e sapatos com salto baixo, preferencialmente.




Wa Lolita e Qui Lolita: o primeiro, combina acessórios e roupa tradicional japonesa com a moda lolita, as mangas e as golas remetem para os quimonos contrastando com as saias volumosas; o segundo, inspira-se na indumentária tradicional japonesa; não são sub-estilos usados diariamente, normalmente, sendo mais reservados para eventos. 




Guro Lolita:  pretendem dar a ideia de "boneca quebrada" logo utilizam sangue falso, ligaduras, etc, com o objetivo de parecerem feridas; sugere-se a utilização do branco porque oferece um  melhor contraste com o vermelho do sangue. 




Ero Lolita: ero é a abreviação de erótico, um termo controverso na moda Lolita, o que não implica a utilização de saias curtas ou lingerie porque as regras lolitas estão acima, sempre. Permite-se a utilização de corpetes, desde que tenha uma blusa por baixo; os decotes, embora maiores, não se podem aproximar da linha do busto e a saia pode ser quatro ou cinco dedos acima do joelho, mas é preciso ter cuidado para não parecer vulgar.  




Kodona:  embora possa ser usada pelos dois sexos, este é claramente mais masculino, sendo o termo japonês "ouji", ou seja, príncipe; inspirado na indumentário dos jovens rapazes na época vitoriana. 




Aristocrat: este sub-estilo é tido como mais maduro do que todos os outros porque dispensa os elementos "fofos" como laços, folhos ou estampados; alguns elementos distintivos são as saias longas (que poderão ser mais curtas nos meses mais quentes), os corpetes, os véus etc. 




Não existem muitas lojas especializadas fora do Japão por isso torna-se necessário recorrer a costureiras e às lojas que exportam (japonesas ou americanas, por exemplo).

Para saberes mais sobre este estilo de moda consulta este site.





Sem comentários:

Enviar um comentário

PARCEIROS