14.7.12

O MUDE apresenta a Coleção Francisco Capelo

O MUDE - Museu do Design e da Moda tem por base a Coleção Francisco Capelo, adquirida pela Câmara Municipal de Lisboa. A exposição possui entrada-livre e é composta por objectos que remontam a um período que vai de 1930 à actualidade.




Com cerca de 1200 peças de moda e 1000 objetos de design, a Coleção Francisco Capelo reúne mobiliário e utensílios, evidenciadores da evolução na área do design, conjugados com o vestuário, calçado e acessórios que ilustram as tendências das décadas do último século. O museu é, por isso, também marcado pela forte componente histórico-social, uma vez que, através da evolução da moda se podem aferir as mudanças nas vivências e as transformações sociais e culturais que ocorreram ao longo das décadas do século XX.

O museu situa-se no número 24 da Rua Augusta, em Lisboa, e está aberto de Terça a Domingo, das 10 às 18 horas.

Visita a coleção ao longo das décadas:

- Anos 30/40
As peças da coleção relativas a estas décadas dão destaque à luxuosidade dos objectos e ao glamour das peças de alta-costura francesas. Apesar da crise que marcou o contexto, a elegância e a influência do cinema mantiveram-se.




- Anos 50
Fortemente marcada pelo perído pós-Segunda Guerra Mundial, a coleção demonstra os re-ajustes feitos ao design patente no uso de novos materiais dotados de uma maior versatilidade e adequados aos novos modos de vida. Na moda, manteve-se a elegância, mas dando-se maior destaque ao bem-estar: surgem novos looks e valoriza-se o progresso e o desenvolvimento.


 


- Anos 60/70 
As duas décadas são marcadas por um boom económico e tecnológico que levam ao aparecimento do consumismo. Surgem, então, várias tendências que o comprovam ou que aparecem como uma reacção ao mesmo. O flower power traz consigo a cor, os estampados; na alta-costura, aparecem as camisolas de gola alta, os blusões de cabedal e a mini-saia. 
Em paralelo, a "sonho futurista" virado para a exploração espacial traz as formas geométricas, o branco e os metalizados.






- Anos 80/90
As peças relativas a estes anos demonstram o seu contexto pós-modernista: verifica-se uma pluralidade de estilos, linguagens e tendências. O design converte-se numa forma de evidenciar o estatuto social da sociedade yuppie e ganha o valor de arte. Conjugam-se, aqui, a exuberância francesa com a pureza oriental, entre outras. O destaque é, também, dado às marcas já que nesta época que estas se afirmam.



- Actualidade
Materiais artesanais, luxo, minimalismo, culto passado, recilagem de peças e a influência das novas tecnlogias são alguns dos pontos que marcam a moda e o design da actualidade e que estão patentes nas peças que compõe a coleção.



Sem comentários:

Enviar um comentário

PARCEIROS