19.5.12

Entrevista Aberta – Comunicação de Moda


No dia 15 de maio, no âmbito da disciplina de Públicos e Audiências, o pólo de Ciências da Comunicação recebeu Pedro Figueiredo, mestre da ESAD, e Elisabete Cardoso Barbosa, diretora de comunicação da F. Parodi. O assunto era comunicação de moda.  

 
Para um melhor esclarecimento de conhecimentos já adquiridos e para a apreensão de novos, foi organizada uma entrevista aberta no âmbito da disciplina, públicos e audiências, que originou este mesmo blog. Se em causa estavam as temáticas moda e comunicação, nada melhor que falar com pessoas que percebem do assunto. Os entrevistados foram Pedro Figueiredo, e Elisabete Cardoso Barbosa. 

Pedro Figueiredo é docente na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos onde coordena a Pós-Graduação em Design Management e coordenou a Pós-Graduação em Design de Eventos. Colabora ainda com a Escola de Comércio do Porto. As suas áreas de atuação formativa são a gestão do design, o marketing, o branding, e a comunicação de marketing (em particular, a publicidade, os eventos e o visual merchandising). Elisabete Cardoso Barbosa é a responsável pelo Marketing & Comunicação na F. Parodi.

Para os mais distraídos, A F. Parodi é um dos maiores grupos em Portugal no setor de distribuição de calçado. Surge como a divisão de moda do Grupo PARODIS, que produz e comercializa desde 1980 calçado de alta qualidade - moda, conforto e desporto, consolidando cada vez mais a sua presença em todo o território nacional.
Ana Pedro e Luís Soeiro, dois dos entrevistadores

Numa primeira parte, as questões foram colocados pelo docente da disciplina, o professor Jorge Marinho, e pelos alunos Luís Soeiro e Ana Pedro. Os assuntos discutidos, globalmente, envolveram a importância dos públicos-alvo, os novos media, publicidade e eventos.

Elisabete Cardoso Barbosa, relativamente à F.Parodi, realçou a importância de comunicar não só com o vendedor, mas também com o distribuidor ou retalhista, para atingir o público. Além disso, deu-nos a conhecer a marca própria da F.Parodi, a Parodi Passion, que até ao momento está a conseguir entrar com sucesso no mercado espanhol, o que não fácil, e que depois de bem enraízada no plano ibérico, o objetivo passa por continuar a procurar mercados internacionais.  

Tanto Elisabete Cardoso Barbosa e Pedro Figueiredo afirmam que a indústria portuguesa tem muitas lacunas porque não temos todos os materiais. Pedro Figueiredo diz que a indústria têxtil e a indústria do calçado em Portugal têm um enorme know-how desaproveitado. 

Elisabete Cardoso Barbosa refere também que é importante apostar nos novos media para a comunicação porque há, cada vez mais, a necessidade de encontrar formas criativas de chegar a um público. 

Pedro Figueiredo
Quanto à utilização de blogs no contexto moda, Pedro Figueiredo considera que permitem um acesso rápido a informação; acabam por ser uma forma de crítica de moda e sistematização de tendências, embora não funcionem tanto ao nível dos consumidores finais. Elisabete Cardoso Barbosa salientou a importância das parcerias com blogs. Se um blog recomendar um dado produto, é normal que esse produto tenha mais vendas.

Pedro Figueiredo esclareceu-nos quanto à importância dos eventos para qualquer marca. Os eventos são o maior veículo para estabelecer uma relação com o público. A publicidade é unidirecional mas os eventos são relacionais e proporcionam experiências. O mais importante de um evento não é o local ou hora mas sim o conceito que constrói esse evento. Os eventos alimentam a indústria da moda. 

Elisabete Cardoso Barbosa
Outro assunto debatido relaciona-se com a questão da eficácia da presença de figuras públicas vestindo/calçando uma determinada marca. Elisabete Cardoso Barbosa é da opinião que há sempre um certo risco dado que nunca sabemos o que a pessoa pode fazer amanhã. Se hoje essa pessoa, pela sua postura, é capaz de representar a marca, amanhã pode não o fazer. Dando o exemplo da F.Parodi, calçam-se diferentes personalidades em diferentes áreas, mas procuram nunca se prender a uma pessoa só. Pedro Figueiredo acrescentou que é algo caro. 

A responsabilidade social também veio à baila e Pedro Figueiredo não poderia ter sido mais claro na sua opinião. São chavões, impossíveis de não utilizar. Não existe uma marca que não comunique que é responsável/sustentável. 

Elisabete Cardoso Barbosa destacou a importância de apresentar produtos diferenciados de coleção para coleção, mas com cuidado. É necessários que os criativos consigam conciliar a inovação com o mais do mesmo, para que o público não estranhe totalmente.  Depois, encerrou esta primeira parte dizendo que dada a conjuntura atual é importante procurar novos mercados. 

A segunda parte foi aberta à audiência presente na entrevista aberta, permitindo que fossem colocadas algumas questões aos entrevistados.

Alguns modelos da F.Parodi, em pano de fundo



Como pano de fundo, durante toda a entrevista aberta, estiveram "em exposição" quatro modelos de calçado da  F.Parodi, mostrando o que a marca tem produzido. 

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