17.4.12

Como vestir para uma entrevista de emprego: homens

Muitas vezes as pessoas perdem a oportunidade de conseguir um trabalho por não saberem comportar-se nem vestir para a primeira entrevista de emprego. Bastantes pessoas consideram as primeiras impressões como as mais importantes, uma vez que elas formam a primeira opinião que se tem de alguém. Especialmente no momento de conseguir um trabalho, a nossa imagem projetada é muito relevante, por isso deixamos aqui algumas dicas na área da imagem e guarda roupa para que nada falhe num momento tão importante que pode influenciar a tua vida.

Para cada entrevista é necessário vestirmos-nos adequadamente, a maneira como nos devemos vestir é relativa ao cargo que iremos concorrer. Se o emprego almejado for um cargo de chefia, é necessário usar roupas mais formais.

O segredo é adequar o que vestir ao tipo de posto de trabalho e empresa em questão. Causar boa impressão é fundamental para quem quer encontrar uma posição no mercado de trabalho, e hoje em dia cada vez mais... e a roupa é tão importante quanto o comportamento e atitude na entrevista.

Os erros mais comuns relativos à imagem estão entre as mulheres que abusam da maquilhagem e usam roupas extravagantes, os homens por vezes aparecem numa entrevista de emprego com a barba por fazer, cabelo comprido solto, e roupas totalmente informais.



De que forma é que os homens se devem vestir:

É necessário estar com o cabelo cortado e penteado, barba bem feita e roupas sem furos nem camisas mal passadas. Não é aconselhável usar roupas informais nem demasiado formais, umas calças jeans básicas, sapato e camisa sóbria já formam um figurino adequado. Cores neutras são fundamentais e mesmo que faça calor o uso de calças é obrigatório: canelas à mostra podem dar a impressão de que não estás muito interessado na tua carreira.

Com isto em mente, o primeiro passo como já dissemos é conheceres a empresa para onde te estás a candidatar. O ideal é deixares as calças de ganga em casa, porém se não tiveres outra opção mais apropriada escolhe uma calça de cor escura.

 

As cores devem combinar e os acessórios devem ser discretos - o relógio desportivo pode ficar para o fim de semana. O sapato deve ser social e nada de meia branca. A cor da meia deve combinar com a da calça para dar uma impressão de harmonia.

Se a empresa escolhida for do tipo mais flexível e de ambiente informal, pode-se optar por uma camisa básica desde que não seja estampada (ou então um pólo). Investe em tons mais discretos: azul e verde escuro ficam bem mas amarelo vermelho e laranja acabam por atrair demasiada atenção. Nesta ocasião o teu visual não deve chamar mais a atenção do que tu. És tu quem está a ser contratado e não a tua roupa.

 

Nem sempre fato e gravata são a resposta mais evidente mas, se a entrevista é numa entidade bancária, por exemplo, faz todo o sentido vestir fato completo pois o dress code é bastante formal e no dia-a-dia vais ter que andar assim vestido.
 

No entanto, se a vaga é dentro de uma área mais artística e, portanto, muito menos formal, poderás levar uma calça que não seja de ganga com uma camisa de cor sóbria.



Se a oferta de emprego for para a área administrativa, já tem um carácter um pouco mais formal - a camisa branca e o blazer serão bons aliados.



E obviamente não te esqueças que:
  • O boné deve ficar em casa.
  • Correntes, óculos de sol na cabeça e fones nos ouvidos devem ficar guardados no bolso ou noutro sítio.
  • Cabelo cortado, unhas limpas e barba bem feita são fundamentais.
  • Em dias muito quentes, convém levar uma camisa extra. Roupas suadas causam muito má primeira impressão.
  • Utiliza um desodorizante de boa qualidade: cuidado com as manchas nas camisas .
  • Se usares perfume, não exageres.
Acima de tudo, o importante é transmitirmos a nossa imagem e estarmos à vontade com ela. Os acessórios mais importantes são uma postura correta, confiança, discurso fluente e uma atitude positiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

PARCEIROS